quarta-feira, 30 de julho de 2014

Acará Bandeira - Pterophyllum scalare, P. altum e P. leopoldi


Resumo Técnico:
Nome Científico Pterophyllum scalare, P. altum e P. leopoldi
Nomes Populares: Acará Bandeira
Origem: América do Sul (Bacia Amazônica).
Parâmetros da Água: Temperatura - 25 à 28°C / pH 6,2 à 7,2 / dH 03 - 10.
Informações Adicionais:
O Acará Bandeira tornou-se um dos peixes mais comuns em aquários no Brasil e no mundo. É um ciclídeo americano, assim como o Acará Disco, porém este não possui tantas cores, mas nem por isso é menos popular. Sua principal característica é o corpo triangular e suas longas nadadeiras que tem se tornado, ao logo dos anos, cada vez maior e mais vistosa através da seleção feita por criadores.
É um peixe originário da Bacia Amazônica, razão pela qual se adapta melhor à águas quentes e ligeiramente ácidas. Durante um bom tempo, os Acarás Bandeira comercializados, eram todos provenientes do extrativismo, porém, hoje, são muitos os criadores desta espécie e a extração deste peixe da natureza é cada vez menor. 
O comportamento dos bandeiras é bastante interessante por serem territorialistas e podem ser agressivos. Vivem em cardumes de pelo menos 5 animais e quando são introduzidos ao mesmo tempo no aquário e ainda jovens, tornam-se pacíficos entre si. Por isso não é aconselhável introduzir um Bandeira jovem em um aquário onde vive um cardume adulto. Também deve-se atentar para a presença de outras especies em um aquário comunitário. Geralmente o Acará Bandeira é pacifico em sua convivência com outras espécies, mas alguns peixes de pequeno porte, como o Neon Cardinal, fazem parte de sua dieta na natureza.
O ambiente deve ser o mais próximo possível do natural para evitar stress, o que inclui a qualidade da água e o tamanho do aquário, que deve estar na proporção de 30L por peixe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário